PUBLICAÇÃO
23 jul, 2018

Consultoria trabalhista: uma luz para as empresas

consultoria-trabalhista

Por Luiza Scaramussa Moulin
Advogada

Área: Trabalhista
Unidade: Bento Gonçalves
E-mail: luiza.moulin@dupontspiller.com.br

 

A consultoria trabalhista constitui importante ferramenta para a autofiscalização e tem como objetivo evitar passivo oculto, reduzir custos e aumentar a produtividade. Esta ferramenta de consultoria trabalhista consiste em um trabalho preventivo e de autoanálise, que auxilia a área de Recursos Humanos na busca da excelência e da execução de suas obrigações e processos organizacionais.

Assim sendo, o diagnóstico trabalhista envolve o estabelecimento de determinadas ações que visam solucionar problemas ou preveni-los, a fim de evitar desde demandas judiciais e infrações até divergências comportamentais dentro da organização.

Com a implantação da consultoria trabalhista, é possível economizar até 80% em processos trabalhistas, evitar problemas oriundos de uma fiscalização do Ministério do Trabalho e Ministério Público e, consequentemente, afastar o passivo trabalhista. Esses são alguns dos inúmeros benefícios de se realizar um diagnóstico da situação trabalhista em empresas.

Mas como funciona uma consultoria trabalhista? Durante o trabalho, é analisada toda a documentação da empresa, para verificar se está de acordo com todas as normas, e também são avaliadas as escalas de funcionários, horas extras e afins – e se tudo isso está sendo realizado não apenas de acordo com a CLT, mas também dentro das normas estabelecidas pelos acordos coletivos de cada categoria.

Neste contexto, o diagnóstico trabalhista desempenha um papel de fundamental importância, identificando ainda fraudes, procedimentos irregulares ou desaconselháveis, direcionando os sócios à adoção de métodos seguros e de retorno financeiro e corrigindo e prevenindo de eventuais adversidades.

Há muitos anos, a Dupont Spiller Advogados atua na área de consultoria trabalhista com experiência no atendimento a empresas de pequeno, médio e grande porte nas regiões da Serra Gaúcha, Porto Alegre e São Paulo. Assim, além de oferecer soluções pontuais para a adequação da empresa de acordo com diversas normativas, o escritório também pode se tornar um parceiro estratégico das empresas na busca de resultados a longo prazo.

Nenhum Comentário

Desculpe, os comentários estão desabilitados no momento.